quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Termopar


O que é um termopar?

Termopar é um tipo de sensor de temperatura muito simples, robusto, barato e de fácil utilização. O dispositivo gera eletricidade a partir de diferenças de temperatura.
Dois fios condutores de eletricidade, por exemplo, o cobre e uma liga de cobre-níquel chamada constantan, quando unidos em uma de suas extremidades, geram uma tensão elétrica, que pode ser medida na outra extremidade, se existir diferença de temperatura entre elas. Como a diferença de potencial é proporcional à diferença de temperatura entre suas junções, este princípio, denominado efeito Seebeck em homenagem ao cientista que o descreveu, é amplamente utilizado para medir temperatura na indústria, em muitos tipos de máquinas e equipamentos.


Qual a diferença entre os termopares tipo "J" e tipo "K"?

Um termopar é constituído por dois fios de metais dissimilares (de composição química diferente) unidos em uma das extremidades e tendo a outra extremidade conectada ao instrumento de medição.
O termopar tipo "J" é constituído por dois fios diferentes, sendo a perna positiva de ferro e a perna negativa de constantan (liga cobre-níquel). Pode operar na faixa de 0 a 760ºC e aplica-se a ambiente oxidantes, inertes, redutores em vácuo parcial.

Já o termopar tipo "K" tem sua perna positiva de uma liga de níquel-cromo conhecida como cromel e a negativa de outra liga níquel-alumínio, chamada alumel. Pode operar na faixa de temperatura entre -200 a 1260ºC, em ambientes oxidantes ou inertes.

Só foram referidos 2 tipos de termopares, mas no entanto há varios tipos de termopares.


Um comentário:

Maria disse...

Again the graphical representation of these thermocouples attracted me and made it easy to understand. Keep sharing.
______________
Nickel Alloys for Welding